Perguntas Frequentes


O que é Educação a Distância?

Educação a distância é uma modalidade de educação mediada por tecnologias em que discentes e docentes estão separados espacial e/ou temporalmente, ou seja, não estão fisicamente presentes em um ambiente presencial de ensino-aprendizagem

O que é CEAF Virtual?


O CEAF Virtual é o Ambiente Virtual de Aprendizagem do CEAF - Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, órgão auxiliar do Ministério Público de Santa Catarina. Para conhecer melhorar o CEAF, clique aqui.


O que é Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA?


Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA é um espaço virtual composto por recursos tecnológicos voltados para o processo de ensino e aprendizagem. Os ambientes virtuais de aprendizagem funcionam por meio de plataformas como o Moodle, Blackboard e Teleduc, também conhecidas como Learning Management System (LMS).


O que é Moodle?


Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning) é um software livre utilizado para gerenciamento e criação de cursos online.


Os cursos do CEAF Virtual são pagos?


Não. Os cursos oferecidos pelo CEAF Virtual são totalmente gratuitos.


Os cursos do CEAF Virtual são totalmente a distância ou possuem encontros presenciais?


Depende. Alguns cursos são ofertados na modalidade de b-learning, mesclando atividades presenciais com atividades a distância. No entanto, a maioria dos cursos do CEAF Virtual são totalmente a distância.

Quem pode participar dos cursos do CEAF Virtual?


Os cursos do CEAF Virtual atendem a dois públicos distintos:

Público interno: pessoas com vínculo funcional com o Ministério Público de Santa Catarina (em geral, membros e servidores efetivos e comissionados) e;
Comunidade: demais interessados, sem vínculo funcional com o MPSC. Em geral, estes cursos possuem público-alvo pré-definido, ou seja, para ser contemplado com a vaga o interessado deve obedecer a algum pré-requisito informado durante o período de inscrições.


Tenho cadastro de usuário?


Todos os usuários da rede interna do MPSC (pessoas com acesso à intranet) já possuem conta no CEAF Virtual. O login e a senha correspondem ao mesmo usuário e senha da intranet.

Caso você não tenha vínculo funcional com o MPSC e já tenha se inscrito em algum curso do MPSC, é provável que você já tenha cadastro.


Como me cadastro? (novo usuário)

Para cadastrar um novo usuário, clique no botão no canto superior direito da página principal do CEAF Virtual (https://ead.mpsc.mp.br). Em seguida, clique em .
Preencha os campos do formulário e confirme a solicitação de cadastro de novo usuário clicando em .

Atenção: no campo “Identificação de usuário”, você pode escolher seu nome de usuário, colocando letras minúsculas e sem espaço, como "joaodasilva". Porém, recomendamos que você preencha este campo com seu e-mail.


Fique atento para usar preferencialmente um e-mail pessoal, ao qual somente você tem acesso. E-mails funcionais em nome de empresa ou instituição não são recomendados (exemplo: crechesantaterezinha@gmail.com)


Agora é necessário que você acesse sua conta de e-mail e confirme o cadastro no site clicando no link que foi enviado para ela.

Verifique a sua Caixa de Entrada e também sua caixa de Spam. Caso não tenha recebido o e-mail de confirmação do sistema, entre em contato com o Suporte.


Não sei se tenho cadastro. O que fazer?

Siga a mesma orientação informada em "Esqueci minha senha". Caso não receba em seu e-mail um link para recuperar a senha no prazo de 24 horas, entre em contato com o Suporte informando seu nome completo, e-mail e CPF ou faça um novo cadastro no site.

Como atualizar meu perfil de usuário?


Após fazer a autenticação do usuário no CEAF Virtual (https://ead.mpsc.mp.br), posicione o mouse sobre o seu nome, que aparecerá no canto superior direito da tela, conforme a imagem a seguir:


Clique em “Ver perfil” para conferir os seus dados e em “Modificar perfil” para alterá-los.

Note que aparecem outras opções também como “Notas” e “Calendário”. É recomendável que você navegue por estes espaços a fim de familiarizar-se melhor com o CEAF Virtual.


Esqueci minha senha.

Caso você não se recorde da sua senha, na página inicial do CEAF Virtual clique em e em seguida clique em “Esqueceu o seu usuário ou senha?”, localizado logo abaixo do botão “Acessar”.
Se você não receber no prazo de 24 horas em seu e-mail um link para recuperar a senha, entre em contato com o Suporte informando seu nome completo, e-mail e CPF.

Requisitos técnicos de acesso

Além do acesso a internet, recomendamos o uso de um dos seguintes navegadores:

Navegador Versão mínima
Google Chrome 30.0
Mozilla Firefox 25.0
Apple Safari 6
Microsoft Internet Explorer 10
Alguns cursos necessitam do FlashPlayer plugin, disponível para download aqui.


Como me inscrever em um curso?


Para saber quais cursos estão com inscrições abertas no momento, clique em Inscrições Abertas, na página principal do CEAF Virtual. Escolha o curso que deseja se inscrever e clique no botão de confirmação.

Alguns cursos podem exigir uma Chave de Inscrição. Estes cursos são de público-alvo fechado, ou seja, somente as pessoas que receberam o convite com a chave de acesso podem se inscrever neste curso.

Dica: Você também pode acessar a seção “Cursos previstos” para conhecer os próximos que estarão disponíveis.

Onde encontro informações sobre o curso (início, conteúdo programático, tempo para realização, etc)?


Nos cursos com inscrições abertas, você terá acesso às principais informações sobre o curso que deseja realizar.

Caso você deseje obter informações detalhadas sobre um curso em andamento no qual sua inscrição tenha sido deferida, geralmente você encontrará um botão na página inicial do curso entitulado “Orientações aos participantes” ou ”Informações sobre o curso”.


Posso ter acesso ao conteúdo do curso após sua finalização?


Alguns cursos possibilitam o download do conteúdo em formato de apostila. Caso esteja disponível no seu curso, esta informação constará na seção “Orientações aos participantes” ou similar.


Tenho dúvidas sobre o conteúdo. Quem devo procurar?


Cursos em que esteja disponível o serviço de tutoria terão um espaço na Sala de Aula (página principal do curso) para que o aluno possa entrar em contato com o tutor quando tiver alguma dúvida relacionada ao conteúdo do curso. Estes espaços são fóruns denominados “Espaço para interação” ou similar.

Quais são as atividades que devo realizar?

Geralmente você encontrará um botão na página inicial do curso entitulado “Orientações aos participantes” ou ”Informações sobre o curso”.
Os cursos também possuem a Barra de Progresso de Conclusão, onde você pode verificar quais as atividades obrigatórias do curso.

Como acesso as minhas notas?

Para acessar seu quadro de notas posicione o cursor do mouse sobre o seu nome (no canto superior direito da tela) e clique em Notas. Caso tenha alguma dúvida sobre as notas lançadas, contate o tutor do curso.


O que é um fórum?

Fórum, também denominado "Espaço para interação" é um meio de comunicação assíncrona utilizado como uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. Nos fóruns o participante de um curso online podem escrever mensagens que serão compartilhadas com os demais participantes do curso em questão. Nos fóruns podem ser enviadas também fotos, vídeos, podcasts e outros arquivos.

Os cursos do CEAF Virtual têm certificado?

Sim. Os cursos oferecidos no CEAF Virtual geram certificado automaticamente após a conclusão do curso, desde que o aluno tenha satisfeito as condições necessárias para a expedição deste. Geralmente, é preciso ter visualizado 100% dos conteúdos obrigatórios (relacionados na Barra de Progresso de Conclusão do curso)  e ter obtido pelo menos 70% de aproveitamento nas atividades avaliativas do curso para poder acessar o certificado.

O certificado é digital, podendo ser impresso ou salvo no formato PDF em seu computador.

Como faço para obter 2ª via do certificado?

Para obter a segunda vida do certificado de conclusão de um curso acesse o menu Certificados e clique em Meus Certificados.
Atenção: para obter segunda via de certificados de cursos anteriores a 2018, entre em contato com a Secretaria do CEAF pelo e-mail ceaf@mpsc.mp.br, mencionando seu nome completo, CPF e o curso que você realizou.

Como enviar uma mensagem privada para o tutor ou para um colega do curso?

Para enviar uma mensagem privada, acesse o menu Este curso e clique em Pessoas. Localize o usuário para o qual deseja enviar uma mensagem e clique sobre seu nome. Clique sobre o botão Mensagem que aparece logo abaixo do nome da pessoa.

Como verificar as mensagens privadas que eu recebi?

Para ler suas mensagens privadas, clique sobre o ícone (COLOCAR ÍCONE BALÃO) localizado do canto superior direito do site e localize a mensagem, clicando sobre ela para ler.


O que é a Comunidade CEAF Virtual?

A comunidade CEAF Virtual, localizada na parte inferior da página principal do site, é um espaço para divulgação de oportunidades de capacitação entre os usuários do CEAF Virtual.
Para acessar este espaço o usuário deve estar autenticado no site. É expressamente proibida a publicação de conteúdo não relacionado à finalidade da comunidade. A publicação de conteúdo abusivo e/ou criminoso será removido e poderá acarretar ao usuário as sanções previstas em lei.

Os cursos do CEAF Virtual são válidos para progressão funcional?

Cada instituição tem a prerrogativa de determinar quais os cursos que serão validados para a progressão funcional de seus servidores.

Servidores do MPSC deverão consultar a GEDEP/CORH para verificar se o curso será validado para a progressão.